Durante o mês de novembro, as alunas Ana Rodrigues, Cassandra Soares e Inês Santos (11º I) e Inês Fernandes (12º G) e Matilde Oliveira (12º D) tiveram a oportunidade fantástica de frequentar outras escolas, noutros países, em famílias de acolhimento, que tudo fizeram para as acolher e integrar, mostrando-lhes também a cultura e gastronomia do país que as recebeu.
A Inês Santos esteve em Úbeda/Baeza, Espanha; a Ana Rodrigues e a Cassandra Soares estiveram em Mérignac, zona de Bordaux, em França, e a Inês Fernandes e a Matilde Oliveira estiveram em Liévin-Lens, Lille, no norte de França, próximo da fronteira com a Bélgica.
Para todas foi um mês inesquecível, com momentos de aprendizagem em outras escolas, com estruturas, métodos e recursos diferentes, um mês de experiências intensas vividas noutras culturas, com formas de estar, visitando os monumentos da região e conhecendo a sua história.
A experiência Erasmus de longa duração é uma imersão cultural e académica transformadora, que vai além das viagens, promovendo o crescimento pessoal, a aquisição de competências profissionais e linguísticas, e a criação de laços duradouros com os colegas e famílias de acolhimento, envolvendo, além do estudo noutra escola, uma forte componente de adaptação a novas culturas e sistemas de ensino. Desenvolve a autonomia, a cidadania europeia, a tolerância, e combate estereótipos, através do diálogo intercultural e da participação ativa e é, ainda, um elemento distintivo em futuras entrevistas de emprego, com foco na aquisição de competências práticas e na integração no mercado de trabalho europeu, promovendo ativamente a diversidade e inclusão, integrando ferramentas e métodos de aprendizagem digital.
Uma mobilidade Erasmus de longa duração é, assim, uma oportunidade enriquecedora que oferece crescimento académico, profissional e pessoal, moldando indivíduos mais competentes, conscientes e conectados com a Europa e o mundo e estas alunas puderam usufruir dessa oportunidade.
Da EBSO para o mundo…

















