O projeto "Digital Competences" no âmbito do programa Erasmus+ encontra-se na sua fase final. Os docentes Lurdes Ferreira e Vitor Carreira, do Agrupamento de Escolas de Ourém, viajaram até Komotini (Grécia) para, com os parceiros gregos, italianos, turcos e búlgaros concluir um projeto que se iniciou há 36 meses.

Num contexto muito específico face à situação pandémica, e após sucessivos cancelamentos, adiamentos, alterações e imprevistos, conseguimos chegar ao final com a sensação de dever cumprido devido ao esforço de toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Ourém.
Não podemos deixar de agradecer aos nossos parceiros, em especial aos nossos coordenadores gregos pela sua hospitalidade.

 

 

mesh TRVSyEf4UEE unsplash 1Deu-se inicio na passada segunda-feira dia 17 de janeiro, às entrevistas para seleção de 30 alunos do ensino profissional que vão ter a possibilidade de realizar um estágio profissional , no âmbito do programa Erasmus + VET em Barcelona (Espanha) e  em Riga (Letónia). Os alunos aderiram em grande número e com entusiasmo, empenhando-se nas entrevistas.

Parabéns aos alunos selecionadas para este projeto! Estamos certos de que vai ser uma experiência enriquecedora e elevarão o nome do nosso agrupamento além fronteiras!

 

 

 

Vocational education and training
 

É um programa  direcionado para estágios internacionais numa empresa ou entidade de outro país participante com o objetivo de promover a adaptação ao mercado de trabalho europeu, permitindo aos estagiários adquirirem capacidades específicas e aumentarem o conhecimento da cultura económica e social de determinado país.

erasmus

Pretende-se com estas atividades que os alunos obtenham:

  • Melhores perspetivas de carreira;
  • Maior espírito de iniciativa e empreendedorismo;
  • Maior consciência para a inclusão e diversidade;
  • Maior sensibilização para a interculturalidade;
  • Maior consciência dos valores da UE e do Projeto Europeu.

Num mundo cada vez mais global espera-se que os alunos possam:

  • Melhorar as suas competências a nível da língua estrangeira;
  • Melhor predisposição para o mundo digital.

 

Os alunos de diferentes "backgrounds" completaram a frase: " Eu quero participar no projeto Erasmus + porque/ para .........  " 
 

 

No âmbito do projeto Erasmus+ Mobile APPs in Education, cinco alunos e quatro professores do Agrupamento de Escolas de Ourém estiveram na Scoala Gimnaziala Radu cel Mare em Gaesti – Roménia. As atividades decorreram do dia 29 de março a 6 de abril de 2019, em conjunto com alunos e professores das escolas parceiras, nomeadamente, Ruzgarlibahce Secondary School em Istambul – Turquia, Istituto di Istruzione Superiore Enrico Fermi em Vittoria – Itália e Ave Maria Vistillas em Granada – Espanha.

O programa iniciou com uma agradável receção e apresentação dos trajes e costumes da Roménia. Procedeu-se a uma visita guiada à escola, onde se teve a oportunidade de conhecer algumas práticas pedagógicas muito enriquecedoras.

Durante o decorrer da semana, os alunos desenvolveram atividades na aplicação StoryJumper que permite criar livros de história em formato digital cujo tema era “Os diferentes costumes, tradições e importantes monumentos dos países envolvidos no projeto”.

O projeto pretendeu também dar a conhecer os principais locais turísticos da zona. Em Targoviste, efetuou-se uma visita ao centro da cidade, passando pelo parque e a Torre de Chindia. Na zona da Transilvânia, visitou-se a Fortaleza de Rasnov, onde a neve surpreendeu, o Club Vila Bran, o castelo Bran mais conhecido pelo Castelo do Drácula, o Castelo de Peles e a estação de esqui em Sinaia. Em Bucareste, capital da Roménia, viu-se o Museu Natural de História e o Palácio do Parlamento Romeno, que este ano assume a função de Presidência do Conselho Europeu.

Uma vez que os alunos estiveram com uma família de acolhimento, tiveram a oportunidade de conhecer o estilo de vida dos alunos romenos, aprofundaram o domínio da língua inglesa e reforçaram laços de amizade que certamente serão para a vida.

Esta é uma experiência que se aconselha a todos vivenciarem, nem que seja para valorizar o património português.