Alunos dos Cursos Profissionais Técnicos de Comércio e de Saúde (PTC22 e PS22) embarcaram numa impressionante jornada de aprendizagem e enriquecimento académico, rumo a Artà – Ilha de Maiorca para realizar um estágio internacional, nas associações “Licors Moyà”, “Residência Senior Manacor”, “Residência Posada Dels Olors” e “Müller”, no âmbito do programa ERASMUS+ VET – A Caminho do Futuro.
Acompanhados pelos professores Helena Pires e Claúdio Saragoça, os alunos vão visitar alguns pontos turísticos como a Catedral de Palma de Maiorca, na cidade de Palma.
Trata-se de uma experiência muito enriquecedora, tanto a nível académico, como pessoal, dando a oportunidade de conhecer lugares novos, de saborear uma gastronomia diferente e de contactar de perto com a cultura espanhola.

PTC22: Alexandre Jesus Pereira, Mariana Lopes Silva, Carolina Oliveira de Almeida

 
   

Duas alunas do 11.º ano do Curso Profissional Técnico de Ação Educativa e quatro do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde estão em Úbeda para uma nova experiência profissional, pessoal e social, acompanhadas pelas professoras Ana Teresa Marques e Filomena Tavares. No âmbito do Programa ERASMUS+ VET – A Caminho do Futuro, encontram-se a realizar um estágio com a duração de 34 dias.
Úbeda está situada no interior da Andaluzia, na província de Jaén, e foi declarada Património da Humanidade, conservando o encanto de há 500 anos, que faz dela o maior expoente do Renascimento espanhol.
Durante esta mobilidade, as alunas irão visitar diversos pontos turísticos de várias cidades da região, com especial destaque para a cidade de Sevilha onde terão oportunidade de visitar a Torre del Oro, a Plaza de Espagna, o Aquário e a Feira, a Catedral de Sevilha, a Praça de Touros, a Real Parroquia de Maria Magdalena, o Museu das Ilusões e as Setas de Sevilha.
As alunas encontram-se ansiosas e entusiasmadas por adquirir mais conhecimentos sobre a sua área profissional, conviver umas com as outras e expandir os seus horizontes culturais.

PAE22: Lara Pereira e Inês Pereira
PS22: Lara Rodrigues, Mariana Ferreira, Soraia Jorge e Verónica Fonseca

 
   

Quatro alunos do Curso Profissional Técnico de Informática de Sistemas encontram-se em Brindisi, Itália, acompanhados pelo professor Vitor Carreira, onde estão a realizar um estágio, no âmbito do programa ERASMUS+ VET – A Caminho do Futuro, em colaboração com a Associação Yeahjasi.
Os alunos visitaram o Coliseu de Roma antes de chegar a Brindisi, uma cidade vibrante e animada, aninhada na deslumbrante costa de Puglia.
Inúmeras opções, nomeadamente restaurantes e monumentos, se apresentam para, de forma divertida e enriquecedora, explorar a cultura e descobrir a gastronomia do país. Os alunos esperam, igualmente, aprender bastante sobre a sua área profissional, a ser mais independentes, a comunicar com colegas no local de trabalho numa língua estrangeira e a conhecer a cultura italiana, contando ter uma experiência inesquecível.

PIS22: Nicolas Reshetov, Ricardo Oliveira, Tomás Lopes e Yan Santos

 
   

Duas alunas do Curso Profissional Técnico de Comércio e três do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde embarcaram num voo para Barcelona, acompanhadas pelas professoras Paula Gonçalves e Sílvia Antunes, com o objetivo de realizar um estágio internacional em Lleida, Espanha, até ao dia 18 de maio, no âmbito do Programa ERASMUS+ VET – A Caminho do Futuro.
Na cidade de Barcelona, irão visitar alguns locais emblemáticos, tais como o Hospital Antigo, a Sagrada Família e a Casa Batlló.
Lleida, banhada pelo Rio Segre, tem ruas estreitas e sinuosas, muitas pavimentadas com pedras antigas, sobretudo no centro histórico. As casas tradicionais apresentam frequentemente fachadas de pedra ou estuque, com varandas de ferro forjado e persianas de madeira. A arquitetura reflete uma mistura de influências medievais, renascentistas e barrocas, com alguns edifícios modernistas também presentes. O ambiente urbano é caracterizado por uma atmosfera acolhedora e encantadora, com praças pitorescas e uma sensação de autenticidade histórica.
A cidade tem uma gastronomia rica e variada, refletindo a influência da sua localização geográfica e histórica. Pratos típicos incluem “Escudella i carn d’olla”, uma sopa de carne e legumes; “Xató”, uma salada de frutos do mar; “Coca de recapte”, uma espécie de pizza com legumes grelhados e “Caragols a la llauna”, caracóis grelhados. Os queijos, como o “Tupí” e o “Seròs”, são populares, assim como os vinhos da região.
As alunas esperam vivenciar experiências únicas e memoráveis, assim como adquirir conhecimentos e aprendizagens relacionadas com a sua área profissional, aprendendo a conviver umas com as outras e a conhecer a cultura local.

PS22: Ana Rita Marques, Laura Taborda, Clara Maravilhas

PTC22: Maria Clara Gomes, Margarida Lopes

 
   

No âmbito do projeto Erasmus+, de 2 a 9 de março, oito alunos do 8.º e 9.º ano da Escola Básica e Secundária de Ourém e dois professores viajaram até Úbeda, Espanha, à descoberta de novas realidades e aprendizagens.

Este projeto tem que ver com o meio ambiente – ENVIRONMENT. E porque o tema desta mobilidade é “MAKE IT BETTER” – WATER, fizeram-se grandes caminhadas ao longo do Borosa River, da Cerezuelo route, Malena Cascade and Yedra Castle, e o caminho das Traditional Fountains Route, e visitou-se Ubeda was´ewater treatment plant (WWPT). Houve também a oportunidade de conhecer a escola “ I.E.S. LOS CERROS” onde decorreram os trabalhos. Em equipas internacionais, alunos portugueses, espanhóis, franceses, polacos e cipriotas discutiram WATER PROBLEMS – ROUND TABLE. Depois da “eco-sentence WORKSHOP”, a melhor frase/desenho foi pintada no muro da escola para mais tarde recordar os emocionantes momentos vivenciados nesta mobilidade.

Durante uma semana, os alunos da EBSO aprenderam sobre o estilo de vida espanhola, ficando em famílias de acolhimento. Cozinharam e degustaram a gastronomia espanhola, conviveram e socializaram com outros jovens Europeus, comunicando em Inglês.

Foi uma experiência única, inesquecível e muito enriquecedora. Todas as expetativas foram superadas.

   

Por estes dias, as professoras do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ourém, Susana Santos e Cláudia Carvalho encontram-se no sopé dos Alpes, entre Piemonte e Vale de Aosta (Settimo Vittone -Itália) num job shadowing no âmbito do programa Erasmus+.

O Instituto Comprensivo Settimo Vittone tem acolhido estas docentes do AEO, proporcionando uma experiência única de partilha, em particular nas dinâmicas associadas ao primeiro ciclo e ao ensino do inglês aos primeiros anos de escolaridade. 

Nestes três intensos dias, é proporcionada aos participantes a oportunidade de conhecer a cultura e gastronomia desta região alpina. Esperamos ansiosamente pela partilha desta mobilidade com a comunidade educativa.

   

A caminho

Entre os dias 5 e 9 de fevereiro de 2024, participámos num job shadowing promovido pelo Institut Marie Rúbies, na cidade de Lleida, Espanha.

Ao longo desta semana, os nossos parceiros encantaram-nos com inúmeras atividades, desde observação de aulas, partilha de práticas pedagógicas, visitas a empresas e visitas culturais.

Esta é também a altura de recordar aqueles que estão longe! O Agrupamento de Escolas de Ourém deseja um Feliz Natal e um ótimo 2024 a toda a "família AEO"!!!!

De 6 a 10 de novembro, decorreu, na Escola Básica e Secundária de Ourém, um Job Shadowing “II Semana Europeia”, dinamizada pela equipa Erasmus+ Escolar e Vet do AEO.

Este projeto contou com a participação de professores de diversas áreas disciplinares do nosso Agrupamento, tendo como parceiros, a Escola I.I.S. “E. Vanoni”- Vimercate (Itália), a Escola I.I.S Olivetti- Ivrea (Itália), o Collège Les Eyquems- Mérignac (França), o Institut Maria Rúbies- Lleida (Espanha) e a Escola Zespót Szkòt Gastronomicznychw- Gdyni (Polónia).

Ao longo da semana, os professores visitantes envolveram-se em várias atividades relacionadas com as áreas educacionais de cada um, visando uma troca de experiências e metodologias, propostas e concertadas com a equipa Erasmus+.

Cumprindo uma agenda bem diversificada, os participantes tiveram oportunidade de observar aulas de diversas disciplinas, participando em worshops sobre, liderança, serviço de psicologia e orientação, educação inclusiva e procedimentos de seleção dos alunos para o Programa Erasmus Vet. Para além disso, as escolas envolvidas nesta II Semana Europeia, apresentaram os seus projetos mais relevantes e os aspetos essenciais do sistema de ensino de cada país.  

Este Job Shadowing permitiu também a partilha de dinâmicas pedagógicas entre escolas, bem como, o estabelecimento de parcerias/intercâmbios entre os estabelecimentos de ensino envolvidos.

O programa contemplou igualmente visitas a instituições e empresas locais, de diversas áreas, bem como a pontos culturais do concelho de Ourém. A comitiva teve ainda oportunidade de visitar a praia da Nazaré, Sintra e Lisboa.

Como já vem sendo hábito, no âmbito das iniciativas de intercâmbio realizadas no AEO, os parceiros foram recebidos, no primeiro dia, pelo presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque e pela vereadora da educação, Micaela Durão, a quem foram apresentadas as linhas orientadoras deste projeto europeu. No final, os autarcas, presentearam a comitiva com lembranças alusivas ao nosso concelho.

A semana culminou com a apresentação do Programa Eco-Escolas da EBSO, atividade que contou com a envolvência dos professores parceiros que, em conjunto, participaram na plantação de uma laranjeira, gesto que simboliza e marca o início deste projeto escolar de intercâmbio europeu.

unnamed

No dia 6 de outubro, um grupo de alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia – PMT21, do Agrupamento de Escolas de Ourém, embarcaram numa emocionante jornada de aprendizagem e enriquecimento académico rumo a Brindisi – Itália, para realizarem um estágio internacional, na associação Yeahjasi Brindisi, no âmbito  do programa ERASMUS+ VET – Ourém Além Fronteiras. Acompanhados pelos professores Paula Gonçalves e Vitor Carreira, este grupo está prestes a vivenciar uma experiência que promete ser verdadeiramente enriquecedora, tanto a nível académico como pessoal.

 

 

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg