No próximo ano letivo, os alunos do Agrupamento de Escolas de Ourém do 11º e 12º anos de escolaridade podem fazer um período de estudos ou de estágio noutro país do Programa Erasmus, com duração de 30 dias numa escola de acolhimento ou noutro local, se os conteúdos e a qualidade da atividade o justificarem. Será definido para cada aluno um programa de aprendizagem individual.
Será prestada uma formação prévia à partida, de caráter obrigatório, a todos os alunos participantes.
O AEO dispõe de duas vagas para o próximo ano letivo sendo que os candidatos terão de manifestar a sua intenção até dia 30 de junho no link que se encontra abaixo.
Relativamente ao apoio financeiro, a subvenção da UE será gerida pelo AEO sendo atribuído ao aluno, dependendo do destino da instituição de acolhimento, um montante referente às viagens e apoio individual (estadia, alimentação, ...).
Pedidos de esclarecimentos adicionais ou eventuais dúvidas deverão ser enviados para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou contactar diretamente os elementos da Equipa Erasmus+ do AEO.
A candidatura deverá ser feita através do link :
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfCLbTMMkJfFB8ujLH5HKw2Pmfd8I2MpsJxqW0Ahd_4qXcQbw/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0
Estamos na reta final do nosso projeto "You start first, then wait for the others" no âmbito do programa Erasmus+ e desta vez, entre os dia 15 e 19 de maio, 6 alunos e 2 professores do Agrupamento de Escolas de Ourém participaram na última mobilidade do referido projeto na cidade imperial de Nis (Sérvia). As atividades tiveram como tema principal "Anti-bullying & Empathy" e a escola anfitriã preparou uma série de atividades e workshops como “Antibullying and Empathy", "Digital Touristic Guide", "Create Bookmarkers", "Culinary Fair" entre outros.
Além das atividades culturais e desportivas muito bem organizadas pelos nossos parceiros, ainda tivemos tempo de dar um pulinho à TV para conversar e debater sobre o programa Erasmus e o nosso projeto em particular.
Despedimo-nos assim, já com um travo a saudade, dos nossos parceiros da Turquia, Macedónia do Norte, Polónia e Sérvia que ao longo destes quase três anos nos proporcionaram momentos fantásticos e cujas aprendizagens e memórias perdurarão por muito tempo nos nossos alunos e professores.
"You start first then wait for the others."
A nossa aluna Salomé Ribeiro em entrevista para uma televisão local.
Parabéns Salomé!
De 19 a 25 de abril decorreu na EBSO mais uma mobilidade Erasmus, desta vez com caraterísticas especiais por incluir, em simultâneo, três projetos associados a três ações-chave diferentes. Contamos com a presença de 4 professores e 13 alunos, dos quais 8 são do ensino secundário, uma aluna do ensino profissional, que irá estagiar durante um mês em Ourém e um grupo de quatro fantásticos alunos da educação especial que têm assim a oportunidade de usufruir de uma verdadeira inclusão, viajando e conhecendo novos países, nomeadamente a sua cultura e gastronomia.
Vindos de IES los Cerros, Úbeda -Espanha, inseridos na mobilidade sobre Inteligência Artificial, este grupo de alunos, em conjunto com os portugueses que os receberam, participou em diversos workshops sobre esta matéria, nas Jornadas Culturais, foi afavelmente recebido na Câmara Municipal, visitou o CRIF e, além das experiências e partilhas pedagógicas, realizará igualmente visitas de caráter cultural a pontos turísticos locais e nacionais (como o castelo de Ourém, Lisboa e Nazaré).
Como sempre, é uma experiência e uma oportunidade fantástica de aprendizagem, onde predomina o espírito de camaradagem e partilha pedagógica entre professores e alunos das diferentes nacionalidades.
Doze alunos do 11.º ano dos Cursos Profissionais de Ação Educativa, Técnico Auxiliar de Saúde e Multimédia, estiveram em Úbeda e Baeza, entre 6 de março e 3 de abril de 2023, onde realizaram um Estágio Internacional Erasmus+ VET.
Úbeda está situada no interior da Andaluzia, na província de Jaén e foi declarada Património da Humanidade, juntamente com a sua vizinha Baeza, conservando o encanto de há 500 anos que fazem delas o maior expoente do Renascimento espanhol.
Os estágios decorreram em parceria com a escola CEIP “Virgen de Guadalupe”, o Hospital “San Juan de la Cruz” e as estações de Televisão “Diez TV” e “9laLoma TV”.
Estes estágios foram uma mais-valia para os nossos alunos, pois proporcionaram-lhes uma série de novas experiências. Estes alunos tiveram a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo de dois anos de curso e de desenvolver novas relações interpessoais e melhorar o seu nível de proficiência linguística em inglês e espanhol.
Foi com orgulho e satisfação que a EBSO promoveu este programa de estágios Erasmus+ VET e proporcionou aos alunos experiências transformadoras e grandes aprendizagens, tanto ao nível pessoal como profissional.
De 5 a 9 de dezembro, na Escola Básica e Secundária de Ourém, decorreu a I Semana da Saúde. Esta atividade foi dinamizada pelos coordenadores do curso profissional de técnico auxiliar de saúde, equipa ERASMUS+ VET e alunos das turmas PS22, PS21 e PS20.
Este projeto contou igualmente com a participação de professores dos cursos profissionais na área da saúde da escola Klaipedos Ernesto Galvanausko – Klaipeda (Lituânia) e da escola IES Los Cerros – Úbeda (Espanha).
Ao longo da semana, os professores visitantes participaram em várias atividades práticas, relacionadas com os conteúdos específicos do curso, para uma troca de experiências e metodologias, desenvolvidas pelos alunos e pelos respetivos coordenadores de curso. A comitiva visitou diversas instituições/clínicas, da área da saúde, com as quais o agrupamento tem parceria e onde os alunos realizam a formação em contexto de trabalho (estágio), bem como pontos culturais do concelho. Visitaram ainda os Paços do Concelho, onde foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Ourém, que os presenteou com lembranças alusivas ao município.
Este Job Shadowing permitiu a partilha de dinâmicas pedagógicas entre escolas, bem como, firmar parcerias/intercâmbios entre os estabelecimentos de ensino envolvidos.
A equipa de ERASMUS+ VET
No passado dia 12 de setembro de 2022, onze alunos do 12º ano dos cursos profissionais de Eletrónica, Automação e Computadores e de Informática de Sistemas, embarcaram numa nova etapa da sua vida académica - um Estágio Internacional Erasmus+ Vet.
Estes alunos irão desenvolver a primeira parte da sua formação em contexto de trabalho relativa ao ano lectivo 22/23 ao longo de 30 dias, em Ivrea, Itália.
Os estágios internacionais decorrem em parceria com a escola IIS Olivetti e com as empresas Sacce e Technosystem.
A cidade de Ivrea é conhecida pela sua forte componente industrial e de desenvolvimento tecnológico, devido à fundação da prestigiada fábrica de máquinas de escrever Olivetti, no século XX.
Em 2018 Ivrea mereceu a classificação de Património Mundial pela UNESCO, passando a ser denominada "Ivrea, cidade industrial do século XX".
É com orgulho e satisfação que a EBSO promove este novo programa de estágios Erasmus+ Vet, que será com certeza uma experiência plena de aprendizagens pessoais e profissionais muito ricas por parte dos alunos participantes.
Ansiamos por ouvir os relatos dos alunos participantes, assim que a aventura chegue ao fim!
Bom trabalho a todos!
O projeto "Digital Competences" no âmbito do programa Erasmus+ encontra-se na sua fase final. Os docentes Lurdes Ferreira e Vitor Carreira, do Agrupamento de Escolas de Ourém, viajaram até Komotini (Grécia) para, com os parceiros gregos, italianos, turcos e búlgaros concluir um projeto que se iniciou há 36 meses.
Deu-se inicio na passada segunda-feira dia 17 de janeiro, às entrevistas para seleção de 30 alunos do ensino profissional que vão ter a possibilidade de realizar um estágio profissional , no âmbito do programa Erasmus + VET em Barcelona (Espanha) e em Riga (Letónia). Os alunos aderiram em grande número e com entusiasmo, empenhando-se nas entrevistas.
Parabéns aos alunos selecionadas para este projeto! Estamos certos de que vai ser uma experiência enriquecedora e elevarão o nome do nosso agrupamento além fronteiras!