De 5 a 9 de dezembro, na Escola Básica e Secundária de Ourém, decorreu a I Semana da Saúde. Esta atividade foi dinamizada pelos coordenadores do curso profissional de técnico auxiliar de saúde, equipa ERASMUS+ VET e alunos das turmas PS22, PS21 e PS20.

Este projeto contou igualmente com a participação de professores dos cursos profissionais na área da saúde da escola Klaipedos Ernesto Galvanausko – Klaipeda (Lituânia) e da escola IES Los Cerros – Úbeda (Espanha).

Ao longo da semana, os professores visitantes participaram em várias atividades práticas, relacionadas com os conteúdos específicos do curso, para uma troca de experiências e metodologias, desenvolvidas pelos alunos e pelos respetivos coordenadores de curso. A comitiva visitou diversas instituições/clínicas, da área da saúde, com as quais o agrupamento tem parceria e onde os alunos realizam a formação em contexto de trabalho (estágio), bem como pontos culturais do concelho. Visitaram ainda os Paços do Concelho, onde foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Ourém, que os presenteou com lembranças alusivas ao município.

Este Job Shadowing permitiu a partilha de dinâmicas pedagógicas entre escolas, bem como, firmar parcerias/intercâmbios entre os estabelecimentos de ensino envolvidos.

A equipa de ERASMUS+ VET

No passado dia 12 de setembro de 2022, onze alunos do 12º ano dos cursos profissionais de Eletrónica, Automação e Computadores e de Informática de Sistemas, embarcaram numa nova etapa da sua vida académica - um Estágio Internacional Erasmus+ Vet.

Estes alunos irão desenvolver a primeira parte da sua formação em contexto de trabalho relativa ao ano lectivo 22/23 ao longo de 30 dias, em Ivrea, Itália. 

Os estágios internacionais decorrem em parceria com a escola IIS Olivetti e com as empresas Sacce e Technosystem.

A cidade de Ivrea é conhecida pela sua forte componente industrial e de desenvolvimento tecnológico, devido à fundação da prestigiada fábrica de máquinas de escrever Olivetti, no século XX. 

Em 2018 Ivrea mereceu a classificação de Património Mundial pela UNESCO, passando a ser denominada "Ivrea, cidade industrial do século XX".

É com orgulho e satisfação que a EBSO promove este novo programa de estágios Erasmus+ Vet, que será com certeza uma experiência plena de aprendizagens pessoais e profissionais muito ricas por parte dos alunos participantes.

Ansiamos por ouvir os relatos dos alunos participantes, assim que a aventura chegue ao fim!

Bom trabalho a todos!

 

O projeto "Digital Competences" no âmbito do programa Erasmus+ encontra-se na sua fase final. Os docentes Lurdes Ferreira e Vitor Carreira, do Agrupamento de Escolas de Ourém, viajaram até Komotini (Grécia) para, com os parceiros gregos, italianos, turcos e búlgaros concluir um projeto que se iniciou há 36 meses.

Num contexto muito específico face à situação pandémica, e após sucessivos cancelamentos, adiamentos, alterações e imprevistos, conseguimos chegar ao final com a sensação de dever cumprido devido ao esforço de toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Ourém.
Não podemos deixar de agradecer aos nossos parceiros, em especial aos nossos coordenadores gregos pela sua hospitalidade.

 

 

mesh TRVSyEf4UEE unsplash 1Deu-se inicio na passada segunda-feira dia 17 de janeiro, às entrevistas para seleção de 30 alunos do ensino profissional que vão ter a possibilidade de realizar um estágio profissional , no âmbito do programa Erasmus + VET em Barcelona (Espanha) e  em Riga (Letónia). Os alunos aderiram em grande número e com entusiasmo, empenhando-se nas entrevistas.

Parabéns aos alunos selecionadas para este projeto! Estamos certos de que vai ser uma experiência enriquecedora e elevarão o nome do nosso agrupamento além fronteiras!

 

 

 

Vocational education and training
 

É um programa  direcionado para estágios internacionais numa empresa ou entidade de outro país participante com o objetivo de promover a adaptação ao mercado de trabalho europeu, permitindo aos estagiários adquirirem capacidades específicas e aumentarem o conhecimento da cultura económica e social de determinado país.

erasmus

Pretende-se com estas atividades que os alunos obtenham:

  • Melhores perspetivas de carreira;
  • Maior espírito de iniciativa e empreendedorismo;
  • Maior consciência para a inclusão e diversidade;
  • Maior sensibilização para a interculturalidade;
  • Maior consciência dos valores da UE e do Projeto Europeu.

Num mundo cada vez mais global espera-se que os alunos possam:

  • Melhorar as suas competências a nível da língua estrangeira;
  • Melhor predisposição para o mundo digital.

 

No âmbito do projeto Erasmus+ Mobile APPs in Education, cinco alunos e quatro professores do Agrupamento de Escolas de Ourém estiveram na Scoala Gimnaziala Radu cel Mare em Gaesti – Roménia. As atividades decorreram do dia 29 de março a 6 de abril de 2019, em conjunto com alunos e professores das escolas parceiras, nomeadamente, Ruzgarlibahce Secondary School em Istambul – Turquia, Istituto di Istruzione Superiore Enrico Fermi em Vittoria – Itália e Ave Maria Vistillas em Granada – Espanha.

O programa iniciou com uma agradável receção e apresentação dos trajes e costumes da Roménia. Procedeu-se a uma visita guiada à escola, onde se teve a oportunidade de conhecer algumas práticas pedagógicas muito enriquecedoras.

Durante o decorrer da semana, os alunos desenvolveram atividades na aplicação StoryJumper que permite criar livros de história em formato digital cujo tema era “Os diferentes costumes, tradições e importantes monumentos dos países envolvidos no projeto”.

O projeto pretendeu também dar a conhecer os principais locais turísticos da zona. Em Targoviste, efetuou-se uma visita ao centro da cidade, passando pelo parque e a Torre de Chindia. Na zona da Transilvânia, visitou-se a Fortaleza de Rasnov, onde a neve surpreendeu, o Club Vila Bran, o castelo Bran mais conhecido pelo Castelo do Drácula, o Castelo de Peles e a estação de esqui em Sinaia. Em Bucareste, capital da Roménia, viu-se o Museu Natural de História e o Palácio do Parlamento Romeno, que este ano assume a função de Presidência do Conselho Europeu.

Uma vez que os alunos estiveram com uma família de acolhimento, tiveram a oportunidade de conhecer o estilo de vida dos alunos romenos, aprofundaram o domínio da língua inglesa e reforçaram laços de amizade que certamente serão para a vida.

Esta é uma experiência que se aconselha a todos vivenciarem, nem que seja para valorizar o património português.