No mundo cibernético existem imensas páginas com materiais e informações de extrema importância para docentes, técnicos e encarregados de educação.
Apresentamos algumas ligações que esperamos possam ter alguma utilidade, salvaguardando ser da responsabilidade dos criadores das ligações as questões relativas aos direitos de autor.
O Agrupamento de Escolas de Ourém, representado pela sua Diretora Sandra Margarida Pimentel, celebra protocolos de cooperação com empresas, instituições públicas e estabelecimentos de ensino públicos, no âmbito do disposto no artigo 14.º Plano Individual de Transição e da alínea f) (a transição para a vida pós-escolar, nomeadamente o apoio à transição da escola para o emprego) do artigo 30.º do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, para a concretização da medida educativa Currículo Específico Individual - alínea e) do n.º 2 do artigo 16.º do referido diploma.
Estes protocolos permitem que os alunos desenvolvam experiências pré-profissionais em áreas do seu interesse, em contextos laborais com áreas vocacionais muito diversificadas. No presente ano letivo foram estabelecidos protocolos com:
1. Competências gerais:
2. Competências específicas:
1 Constituída pelos docentes colocados no grupo 910, 920 e 930, pelos psicólogos colocados no agrupamento e pelos técnicos afetos ao agrupamento através do projeto CRI-MAAIS, resultante de um protocolo estabelecido entre o agrupamento e o Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (Centro de Recursos para a Inclusão).
Os Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) surgiram tendo em vista a promoção da inclusão de crianças e jovens com deficiências e incapacidade que frequentam a escola pública, através da prestação, por parte das escolas especiais, de apoios complementares personalizados absolutamente necessários à superação das desvantagens e das barreiras que se podem encontrar na escola regular, dando continuidade ao trabalho iniciado pelos projetos criados ao abrigo do Decreto-Lei n.º 1102/97, de 3 de novembro, tendo em conta os bons resultados obtidos.
Através do Projeto CRI-MAAIS - parceria estabelecida entre o Agrupamento de Escolas de Ourém e o Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF), a comunidade escolar do Agrupamento é apoiada por técnicos de várias áreas que poderão diversificar-se anualmente, de acordo com as necessidades dos alunos do Agrupamento e mediante a aprovação da candidatura apresentada ao Ministério da Educação e Ciência, sendo a Terapia da Fala, a Psicomotricidade, a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional as áreas que têm sido contempladas nas candidaturas apresentadas.
Constitui objetivo geral da parceria do Agrupamento de Escolas de Ourém com o CRI apoiar a inclusão das crianças e jovens com deficiências e incapacidade, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao lazer, à participação social e à vida autónoma, promovendo o máximo potencial de cada indivíduo, em articulação com as estruturas da comunidade.
São competências dos técnicos do CRI:
É composto por docentes especializados cujo trabalho segue as linhas orientadoras do Ministério da Educação, à luz das diretrizes emanadas em documentação oficial e legislação em vigor.
Para o sucesso do trabalho desenvolvido, decorre uma permanente articulação e trabalho em equipa com encarregados de educação, docentes dos diferentes departamentos e grupos disciplinares, psicólogos do serviço de psicologia e orientação escolar, técnicos de diferentes serviços, como o Centro de Recursos para a Inclusão (parceria com o Centro do Reabilitação e Integração de Fátima), Equipa Local de Intervenção (Intervenção Precoce de Ourém, sediada no Centro de Recuperação Infantil Ouriense) e serviços de saúde ou médicos/especialistas de serviços públicos ou privados.
Outros dados relevantes:
2008/2009 – Unidade de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbação do Espetro do Autismo (Pré e 1.º CEB) na EB1 de Monfortinos que em 2011/12 passou para o Centro Escolar Beato Nuno.
2011/2012 – Unidade de Apoio à Educação de Alunos com Multideficiência (Pré e 1.º CEB) no Centro Escolar de Cova da Iria.
2014/2015 – Unidade de Apoio à Educação de Alunos com Multideficiência (2.º, 3.º CEB e SEC) na escola sede do agrupamento (Escola Básica e Secundária de Ourém).
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