O Agrupamento de Escolas de Ourém comemorou, no dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação. Neste âmbito, o Projeto de Educação para a Saúde e o Grupo de Biologia e Geologia dinamizaram algumas ações que visaram a promoção de boas práticas alimentares junto de alunos e professores.

Uma das ações contou com a colaboração de todos os diretores de turma e professores titulares do agrupamento, os quais divulgaram, junto dos seus alunos, uma apresentação multimédia, facultada pelo PES, sobre a importância da toma de um pequeno-almoço saudável.

Durante o primeiro intervalo da manhã, alguns alunos do 9º ano distribuíram frutas pelos alunos da escola-sede e da escola da Freixianda. Simultaneamente, na sala de professores da escola-sede foi feita a prova de alguns bolos sem açúcar, confecionados pelo cozinheiro Pedro Machado do restaurante vegetariano “Kansha”, situado em Fátima, o qual facultou as respetivas receitas como sugestão para possíveis lanches saudáveis.

Outra das ações foi dirigida aos alunos do 6º ano e consistiu na sua participação no workshop “Lanches saudáveis para jovens”, no qual o cozinheiro Pedro Machado fez uma breve referência a lanhes saudáveis em alternativa a lanches com produtos açucarados, tendo os alunos tido oportunidade de provar duas receitas saudáveis: bolinhas energéticas de figos, nozes e alfarroba e pudim de chia e frutos vermelhos.

Nas aulas de Ciências Naturais do 6º ano, foi feita uma abordagem alusiva sobre Alimentação Equilibrada, tendo os alunos elaborado várias ementas equilibradas através da montagem de pratos com alimentos em papel como forma de representar a variedade de alimentos. Os trabalhos foram expostos no átrio da escola-sede.

A Biblioteca Escolar também aderiu à comemoração do dia, expondo livros alusivos ao tema da alimentação, no espaço central da BE.

As docentes de Educação Especial dinamizaram, junto dos seus alunos, uma montagem da roda de alimentos, a qual transmite mensagens importantes sobre alimentação saudável de uma forma simples.

É de realçar o interesse e a correta postura com que os nossos alunos participaram em todas as atividades planeadas para a comemoração deste dia.

Num contexto em que quase metade da população portuguesa apresenta excesso de peso, sendo preocupante os índices de obesidade infantil, foi nossa intenção, através das ações realizadas, conduzir toda a comunidade educativa a uma reflexão sobre os alimentos e suas combinações para que se pratique uma dieta alimentar mais saudável e se modifiquem hábitos alimentares prejudiciais à saúde.

          

Muito há a fazer no campo da nutrição/alimentação, e muitas mais iniciativas devem surgir no futuro para que as doenças que advêm de maus hábitos alimentares sejam evitadas.

A equipa do Projeto de Educação para a Saúde

Grupo disciplinar de Biologia e Geologia