Caro aluno, Estás a finalizar uma etapa importante da tua vida e a iniciar uma outra não menos importante: aquela que te poderá abrir algumas portas para o teu futuro profissional. Não é fácil! Tens apenas 15 anos e já tens de escolher se queres matemática ou história, se queres línguas estrangeiras ou físico-química, se pretendes a área científica ou a área das humanidades! Qualquer que seja a tua opção, ela terá obviamente repercussões na tua vida futura, académica e profissional. Por isso, parar para pensar um pouco é o mínimo que podes fazer a ti próprio, ainda que venhas a arrepender-te das tuas opções – e isso poderá acontecer, mas não será um drama.
Nos dias atuais, não é fácil conciliar as tuas preferências, as tuas aptidões pessoais com as exigências do mercado de trabalho. São tempos de crise e, por isso, no final dos estudos (pelo menos até aos 18 anos), nem sempre estará um emprego à tua espera. Estas são as tuas dificuldades. Os teus pais tiveram que enfrentar outras. Por isso, mãos à obra ou, melhor, meninges ao trabalho!
O mundo evoluiu, as sociedades evoluíram, os mercados evoluíram. Estes, em particular, querem melhores profissionais, que saibam ser humildes, que sejam pró-ativos, que sejam bons comunicadores e que saibam línguas estrangeiras – atenção : no plural, não no singular! É, pelo menos, o que podemos deduzir de um artigo recentemente publicado na Visão, nº 1213, (2/6 a 8/6) . Todos estes requisitos podem ser adquiridos e estimulados na tua escola, com a ajuda dos teus professores e dos teus colegas, no decorrer das aulas curriculares e nos diversos clubes – clube de inglês, clube de francês/delf – entre outros.
A EBSO aposta na formação integral dos seus alunos, que passa também pela formação em línguas estrangeiras com ofertas variadas: inglês, francês e espanhol, porque sabe que poderão ser uma mais-valia no currículo dos alunos e um trunfo no mercado de trabalho. Os exames de francês DELF A1, A2 (no 3º ciclo) e B1 (no ensino secundário), que os nossos alunos têm vindo a realizar com sucesso, são a prova do empenhamento de toda a comunidade educativa.
Aproveita as ofertas da tua escola e faz as tuas apostas com os olhos postos no teu futuro.
Boas escolhas!


O departamento de línguas do AEO