Notícias do AEO.

Notícias

Atividades do AEO.

Atividades do Pré e 1º Ciclo

Clubes & Projetos do AEO.

Clubes & Projetos

Atividades do AEO.

A. de Estudantes

Clubes do AEO.

Clubes

Mobile Apps in Education

Erasmus+

No âmbito do projeto Erasmus+ Mobile APPs in Education, cinco alunos e quatro professores do Agrupamento de Escolas de Ourém estiveram na Scoala Gimnaziala Radu cel Mare em Gaesti – Roménia. As atividades decorreram do dia 29 de março a 6 de abril de 2019, em conjunto com alunos e professores das escolas parceiras, nomeadamente, Ruzgarlibahce Secondary School em Istambul – Turquia, Istituto di Istruzione Superiore Enrico Fermi em Vittoria – Itália e Ave Maria Vistillas em Granada – Espanha.

O programa iniciou com uma agradável receção e apresentação dos trajes e costumes da Roménia. Procedeu-se a uma visita guiada à escola, onde se teve a oportunidade de conhecer algumas práticas pedagógicas muito enriquecedoras.

Durante o decorrer da semana, os alunos desenvolveram atividades na aplicação StoryJumper que permite criar livros de história em formato digital cujo tema era “Os diferentes costumes, tradições e importantes monumentos dos países envolvidos no projeto”.

O projeto pretendeu também dar a conhecer os principais locais turísticos da zona. Em Targoviste, efetuou-se uma visita ao centro da cidade, passando pelo parque e a Torre de Chindia. Na zona da Transilvânia, visitou-se a Fortaleza de Rasnov, onde a neve surpreendeu, o Club Vila Bran, o castelo Bran mais conhecido pelo Castelo do Drácula, o Castelo de Peles e a estação de esqui em Sinaia. Em Bucareste, capital da Roménia, viu-se o Museu Natural de História e o Palácio do Parlamento Romeno, que este ano assume a função de Presidência do Conselho Europeu.

Uma vez que os alunos estiveram com uma família de acolhimento, tiveram a oportunidade de conhecer o estilo de vida dos alunos romenos, aprofundaram o domínio da língua inglesa e reforçaram laços de amizade que certamente serão para a vida.

Esta é uma experiência que se aconselha a todos vivenciarem, nem que seja para valorizar o património português.

No âmbito do programa Erasmus+ “Mobile APPs in Education”, seis alunos e dois professores da EBSO estiveram na “Boarding school - Ave Maria Vistillas”, em Granada, no nosso país vizinho, com alunos das escolas: “Ruzgarlibahce” Secondary school”, Istambul-Turquia; “Istituto Di Istruzione Superiore “E. FERMI”, Vitoria-Itália e “Scoala Gimnaziala "Radu cel Mare", Găești-Roménia.

O objetivo inicial, ajudar no conhecimento mútuo dos países membros da EU, foi amplamente atingido. Os envolvidos visitaram o centro da cidade e vários monumentos/locais emblemáticos como: Alhambra, Jardín, Palacio Carlos V e Generalife, Catedral, Plaza de Batalla, Plaza Bib Rambla, Albaycin e o Paseo de los Tristes. No Parque da Ciência, realizaram-se atividades laboratoriais divertidas. Em grupos multiculturais, os alunos trabalharam APPS, formularam questões/respostas acerca das tradições, dos costumes, de monumentos dos diversos países envolvidos neste projeto e utilizaram a aplicação Socrative.

O Erasmus+ oferece aos alunos a possibilidade de se desenvolverem e de partilharem conhecimentos e experiências, no quadro de instituições e organizações de diferentes países.