À semelhança dos anos anteriores, a 26 de setembro, o Dia Europeu das Línguas foi comemorado com o propósito de salientar a importância da diversidade linguística e os professores de línguas abordaram o tema das mais diversas formas.

À entrada da escola sede, foi afixado um cartaz gigante onde alunos/professores escreveram mensagens alusivas ao dia, em várias línguas. Posteriormente, tiraram uma fotografia com uma moldura relativa ao Dia Europeu das Línguas. Os professores do Departamento de Línguas reuniram-se em frente a esse cartaz para registar o momento em fotografia. Bandeiras nacionais de diversos países enfeitaram a rampa principal, levando a um "estendal" com imagens dos monumentos mais conhecidos dos vários países da Europa. Afixaram-se cartazes, panfletos, cartolinas e distribuíram-se autocolantes com slogans nas várias línguas: Sprich mit mir, Speak with me, Parle avec moi... Nos ecrãs de divulgação pôde ler-se várias maneiras de saudar na Europa. Os alunos do 8.ºC selecionaram poemas, de diferentes poetas portugueses que abordavam o tema "palavra" e expuseram os trabalhos na sala de estudo da biblioteca, celebrando assim a língua portuguesa. Já os alunos do 8.ºA criaram um logótipo relacionado com o tema e construíram um separador de livros que foi oferecido aos professores de línguas e aos elementos do conselho de turma. Os alunos do 8.ºB elaboraram pulseiras, igualmente alusivas ao tema, para oferecer à comunidade escolar.

Na escola EB2,3 de Freixianda, os alunos do oitavo ano de escolaridade distribuíram autocolantes com a frase “Fala comigo” nas várias línguas europeias, desenharam balões de fala com essas mesmas frases e afixaram-nos na entrada principal da escola, terminando a atividade com uma fotografia.

 

Um bem-haja a todas as línguas europeias!

 

 

Notícias