No passado dia 7 de março 129 alunos do 2.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Ourém (AEO) participaram na fase eliminatória do Desafios, concurso de resolução de problemas promovido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do IPLeiria, com o apoio da Associação de Professores de Matemática (APM). A aluna Leonor Pereira, do 6.º A obteve 100% e o aluno Tiago Oliveira, do 5.º FB, 94%. A equipa de 2.º ciclo do AEO reconhece o brilhante desempenho destes dois alunos, “ainda para mais porque a prova não era propriamente acessível para alunos do 5.º ano”. Segue-se a fase final dia 9 de maio de 2018 na ESECS-IPLeiria.

Para saber mais sobre o Desafios….

O principal objetivo do projeto Desafios é estimular os alunos para a aprendizagem da Matemática e para a sua valorização enquanto ciência. Todas as escolas, públicas ou privadas, do 2.º Ciclo do Ensino Básico do distrito de Leiria e do concelho de Ourém podem participar.

O concurso Desafios divide-se em duas fases: Fase Eliminatória e Fase Final. Cada uma destas fases consiste na realização de uma prova escrita, com a duração de 90 minutos, que contempla a resolução de problemas diversificados.

Para a fase final serão admitidos os 35 alunos melhor classificados e ainda o melhor aluno de cada escola participante, se não estiver incluído no grupo anterior.

Afinal, que alunos são estes que têm desempenhos de excelência...

Chamo-me Tiago Oliveira, tenho 11 anos e ando no 5.º ano na Escola Básica 2,3 de Freixianda e na Ourearte, no ensino articulado.

Nos tempos livres, adoro ler livros de banda desenhada, de Dan Brown e da série do Harry Potter, entre outros; gosto de ver filmes e documentários na televisão, jogar no computador e no tablet, e programar o meu robô com Scratch. O meu desporto preferido é a natação.

Adoro a escola, pois gosto muito dos professores, dos amigos e de aprender.

Nas aulas costumo ser muito rápido a realizar as tarefas, e, em consequência disso, depois não tenho TPC a maior parte das vezes.

O segredo do sucesso? O meu pai diz que é por eu dormir as horas suficientes para andar bem desperto; a minha mãe diz que não é só isso, que é preciso estar com muita atenção nas aulas; eu concordo com ambos.

Olá! Sou a Leonor Pereira, tenho 11 anos e estudo na Escola Básica e Secundária de Ourém.

Nos meus tempos livres, adoro ler, escrever montes de histórias, cantar, nadar, entre muitas outras coisas, apesar de não ser lá muito boa nalgumas delas.

Adoro matemática, jogos de tabuleiro, jogos de lógica, etc., porque eles me obrigam a pensar.

Não existe segredo para o meu sucesso, apesar de achar muito importante a concentração nas aulas, todos os meus amigos, professores e a minha irmã mais velha são um exemplo para mim.

 

 

Notícias