No dia 20 de novembro, o Professor Doutor Jorge Paiva, biólogo da Universidade de Coimbra, deslocou-se à Escola Básica e Secundária de Ourém, a convite do Eco-Escolas para conversar com os alunos sobre a floresta portuguesa.

Deu a conhecer a evolução do tipo de floresta em Portugal, chamando a atenção para o facto da biodiversidade ser cada vez menor. Citando o Professor Jorge Paiva, “não se pode continuar apenas com explorações agroflorestais e agrícolas monoespecíficas. Isso implica maiores riscos de catástrofes, como incêndios mais devastadores e maior facilidade de propagação de epidemias... Com ou sem eucaliptos e acácias, a continuar a onda de incêndios dos últimos anos, as nossas montanhas caminham vertiginosamente para a desertificação com o consequente aumento do assoreamento dos rios”.

Assistiram a esta palestra as turmas PS17+PCD17, PTC16, 11ºE e 10º B, acompanhados pelos respetivos professores. Os alunos participaram positiva e ativamente, colocando questões pertinentes ao Professor Jorge Paiva e mostrando-se preocupados com o futuro da floresta, em Portugal.

 

 

Notícias