O mérito e o fim de vários percursos escolares de ensino, constituíram o mote da cerimónia anual que decorreu no passado dia 10, na sede do nosso Agrupamento.

Neste dia, sempre especial para a nossa comunidade educativa, alunos, pais e professores encheram por completo, o pavilhão multiusos da EBSO, para prestar homenagem e distinguir os alunos que tiveram melhor desempenho escolar no ano lectivo 2016-2017, os que integraram a turma com melhor comportamento (6.ºC) e ainda entregar o certificado de conclusão de estudos a todos os discentes que concluíram o 12.ºAno, regular e profissional. Para além disso, foram também entregues diplomas aos alunos adultos que concluíram a sua escolaridade, em 2017, enquadrados nas modalidades de encaminhamento do Centro Qualifica daquele Agrupamento, quer através de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, quer através de cursos de Educação e Formação de Adultos, nos níveis básico (9.ºAno) e secundário (12.ºAno).

Ao todo foram 65 os alunos que, do 2.ºCiclo ao ensino secundário, acederam ao Quadro de Mérito e os que concluíram, em 2017, o 12.ºAno (regular e profissional), tendo recebido o certificado de conclusão de estudos e o respectivo processo individual.

  

Foram também alvo de homenagem, os 24 alunos adultos que concluíram os seus estudos no decorrer do último ano lectivo.

No uso da palavra, a directora do Agrupamento de Escolas de Ourém, Sandra Margarida Pimentel referiu que “este dia é muito importante para toda a comunidade educativa pois é a forma de expressar o grande orgulho pelos seus alunos, pelo mérito, comportamento e conclusão de estudos, que se devem também a todos os que, fazem parte desta comunidade ”. A todos saudou desejando, “aos que alcançaram os melhores resultados académicos, que o continuem a fazer e que sejam exemplo para todos os colegas”. Aos alunos que concluíram o 12.ºAno e que já ingressaram no ensino superior ou no mercado de trabalho, formulou votos dos maiores sucessos. Uma palavra especial foi também dirigida aos alunos adultos, que frequentaram o ensino nocturno, quer através dos processos de RVCC - Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, quer através de cursos de EFA - Educação e Formação de Adultos. Sandra Margarida Pimentel enalteceu o seu espírito de sacrifício e a “coragem e determinação evidenciados por quem, após um dia de trabalho não desistiu e demonstrou grande força de vontade e empenho nos estudos, a fim de adquirir a respectiva certificação”.

Intervieram ainda, nesta cerimónia, o presidente da Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária de Ourém, João Maria Reis, que deu os parabéns aos seus colegas e disponibilizou a associação para ajudar todos os alunos que dela necessitem. Por seu lado, Elisabete Graça, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica e Secundária de Ourém, congratulou-se com a iniciativa e deu os parabéns à direcção da escola pela cerimónia, aproveitando a ocasião para reforçar, junto dos pais presentes, a importância de acompanharem a vida escolar dos seus filhos.

A sessão contou ainda com um momento de dança, por alunas da EBSO e que frequentam a academia de dança Arabesque (Lara Pereira, a Maria Gonçalves e a Mariana Gonçalves) e ainda, com as interpretações musicais dos alunos e alunas, João Maria Reis, Laura Pimenta e Helena Paiva.

      

       

 

 

Notícias