No passado dia 29 de Abril, pelas 21h, o Centro Escolar da Freixianda recebeu o psicólogo António Castanheira, para mais uma sessão da iniciativa “Conversas ao Serão”, com uma palestra sobre o tema “Como ajudar os seus filhos nas dificuldades da Leitura e da Escrita”.
Perante uma plateia constituída por pais e professores, o psicólogo foi sensibilizando para os sinais de alerta que podem surgir em cada fase de desenvolvimento da criança, começando pelo pré-escolar e incidindo mais concretamente no primeiro ciclo, nomeadamente o terceiro ano de escolaridade que foi apresentado como sendo o ano ideal para se detectar e distinguir as reais dificuldades da leitura e da escrita (dita dislexia).
Colocando os presentes na situação de aluno com dificuldades, o psicólogo realizou um exercício com a intenção dos próprios as experimentarem, a fim de as compreenderem e, desse modo, valorizarem essas limitações. Segundo António Castanheira, neste método, com paciência e amor, todos sairão ganhadores e fortalecidos nas suas relações, e a criança melhorará em muito o seu gosto e desempenho escolar.