No dia 13 de abril, os alunos da unidade de multideficiência/sala de educação especial da EBSO acompanharam as turmas dos 5.º e 6.º anos da Escola Básica e Secundária de Ourém à Feira do Livro de Ourém que decorreu no Edifício dos Paços do Concelho, na Praça D. Maria II.
Alunos e docentes observaram as capas e os títulos dos livros expostos, desfolhando com especial atenção os livros que mais lhe agradaram. Perante tantas promessas de momentos de leitura fascinantes, não resistimos ao apelo, acabando por comprar alguns exemplares para os leitores da nossa sala.
De seguida dirigimo-nos para o auditório dos Paços do Concelho para conversar com o escritor Alexandre Honrado. O escritor cativou a atenção de alunos e docentes começando por explicar a origem do seu nome: Alexandre porque todas as pessoas na família têm o nome iniciado pela letra A e Honrado porque um dos seus antepassados era uma pessoa com muita honra na aldeia onde vivia e todas as pessoas lhe chamavam honrado. Com o passar dos anos esta alcunha tornou-se apelido de família.
Destacou-se a empatia entre o escritor e a audiência, que se sentiu “à vontade” para colocar diversas questões acerca das suas obras e da motivação para a elaboração das mesmas, ao que Alexandre Honrado respondeu que se inspira nas formas de pensar, de sentir e de agir das pessoas para escrever as suas histórias. Num dado momento, Alexandre Honrado explicou aos presentes porque “não devem tratar ninguém por você”. O escritor explicou que a palavra “você” tem origem na expressão antiga “por vossa mercê” que era utilizada quando os mais pobres pediam atenção aos senhores que lha davam “por misericórdia”. Alexandre Honrado deu ênfase a este conselho referindo “não se rebaixem”! Não precisam de pedir atenção “por misericórdia” porque a merecem.
No final da sessão o autor autografou o livro da sua autoria, mantendo a sua boa disposição e bom humor.
Foi um momento muito gratificante que permitiu favorecer o desenvolvimento de hábitos de leitura; divulgar a cultura escrita; estimular o prazer da leitura e complemento de aprendizagens; e estimular o desenvolvimento de competências no âmbito da leitura.