No passado dia 11 de março decorreu mais uma sessão das “Conversas ao Serão” do Agrupamento de Escolas de Ourém, dinamizada na sala polivalente do Centro Escolar de Freixianda. A iniciativa é promovida pela equipa multidisciplinar de educação especial e desta vez teve a colaboração da Associação de Pais das Escolas de Freixianda.

O convidado especial foi o Dr. Paulo José Costa, Assistente de Psicologia Clínica do Serviço de Pediatria do Hospital de Santo André, Leiria, que envolveu os presentes com uma comunicação que preocupa encarregados de educação, docentes e técnicos: “Práticas educativas e fatores de comportamento na criança em idade escolar: pistas e orientações para um desenvolvimento socioemocional ajustado”.

Com a sua comunicação, totalmente aberta a intervenções por parte da assistência, o psicólogo forneceu pistas para a compreensão da indisciplina, da desobediência, das “birras” e de outros problemas de comportamento nas crianças/jovens; proporcionou algumas noções decorrentes das práticas educativas positivas na promoção de comportamentos adequados na criança/jovem; demostrou como prevenir alguns problemas de comportamento; e acentuou que as manifestações comportamentais da criança/jovem muitas vezes estão associadas às práticas educativas (parentais, familiares, escolares, etc.).

No final da sessão, o psicólogo deu a conhecer o manual que editou, em coautoria com Susana Heleno e Carla Pinhal, Juntos no Desafio – Guia para a promoção de competências parentais, destinado a pais de crianças e adolescentes com perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) e perturbações do comportamento.

Foi um enorme prazer receber novamente o Dr. Paulo José Costa em “nossa casa”, proporcionando aos presentes um serão muito agradável e esclarecedor, onde se conversou “de forma despreocupada e desprendida” sobre questões diretamente relacionadas com os educandos/alunos.