No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Escola Básica e Secundária de Ourém, teve a honra de receber, na passada sexta-feira, dia 11, O prémio Nobel da Paz (1996), D. Ximenes Belo.

A convite do grupo de Educação Moral e Religiosa Católica, o Bispo emérito de Dili, foi recebido, em festa, pela comunidade escolar, num momento muito belo vivido nesta escola. Alunos, professores e assistentes operacionais, uniram-se em torno desta incontornável personalidade que, durante toda a manhã, esteve entre nós, para conversar com as turmas do 9.º ano e do ensino secundário. A história, a importância, a pertinência e a urgência de manter na ordem do dia a Declaração Universal dos Direitos Humanos, constituíram as linhas principais da sua intervenção. No final de cada uma das duas conferências que proferiu, houve um espaço para perguntas dos alunos, às quais D. Ximenes respondeu, estabelecendo-se assim um diálogo muito interessante e enriquecedor.

Foi um dia diferente, e uma oportunidade vivida intensamente por todos, que certamente não esquecerão a forma afável e tocante que o Nobel da Paz nos dispensou e a quem estamos muito gratos pela sua vinda e partilha.

 

 

Atividades