Diversificar processos de ensino e aprendizagem

Nos dias 27 e 28 de abril, decorreram as III - Jornadas Culturais do Agrupamento de Escolas de Ourém.
Trata-se de uma iniciativa que todos os anos mobiliza a comunidade escolar, desde alunos, professores, assistentes operacionais, associações de pais e outras entidades que, de algum modo, também estão envolvidas neste grande evento.
Ao longo dos dois dias em que não há aulas mas se desenvolvem estratégias diferenciadas, todos os grupos disciplinares promovem as mais diversas atividades, através do trabalho colaborativo, procurando-se, desse modo, consolidar e o enriquecimento das aprendizagens curriculares.

A experimentação, o contacto com as novas tecnologias, a partilha de conhecimentos, o diálogo, a participação e a dinamização de atividades, têm em conta o perfil dos alunos de todos os graus de ensino que, assim, se sentem motivados e empenhados em viver, entusiasticamente, estes dias.
Como tem sido habitual, vieram à sede do AEO alunos de outros estabelecimentos de ensino, nomeadamente do 9.º Ano das escolas públicas do concelho e do Colégio do Sagrado Coração de Maria, de Fátima. Uma visita que pretendeu proporcionar-lhes vivenciar um conjunto de experiências enriquecedoras e preparatórias da mudança de ciclo.
A EB 2,3 de Freixianda também integrou estas jornadas, decorrendo nas suas instalações, no dia 27, um conjunto de atividades lúdico-didáticas.
Os projetos e atividades desenvolvidas revelam uma dinâmica coletiva visível na participação e envolvimento da comunidade escolar e local, nomeadamente, na colheita de sangue, que teve lugar na manhã do primeiro dia das jornadas e na realização do III – Sarau Cultural, este ano a encerrar o programa do evento, no Centro de Negócios.
A educação para a cidadania concretiza-se transversalmente a todas as disciplinas e áreas curricula

res e também nas vivências proporcionadas pelas escolas, como tal, em resultado de um trabalho colaborativo, o programa das jornadas foi preenchido com a realização de palestras, fóruns, exposições, atividades/experiências laboratoriais e desportivas, representações, projeção de filmes, salas temáticas e o espetáculo: ”Noite de talentos”.

As imagens destas jornadas, que ilustram a multiplicidade das atividades desenvolvidas, serão divulgadas oportunamente.

 

 

Atividades