Para que na nossa memória não se desvaneça a importância que a revolução do 25 de abril de 1974 teve na história recente do nosso país, o Centro Escolar da Cova da Iria, realizou um conjunto variado de atividades para comemorar esta data.
No âmbito dessas comemorações, convidou – se para vir à nossa escola, o senhor Doutor Sérgio Ribeiro, ex – deputado ao Parlamento Europeu e à Assembleia da República que, embora sendo natural de Lisboa, tem fortes ligações familiares ao Zambujal, concelho de Ourém.
Numa breve conversa com os alunos do 3ºe 4º anos de escolaridade, o Dr. Sérgio falou da realidade do nosso país antes do 25 de abril, da guerra colonial e da falta de liberdade de expressão, facto este, que o levou à prisão por duas vezes.
Foi um dos muitos presos políticos, que saíram em liberdade nos dias seguintes à Revolução dos Cravos. Para ele, foi como “renascer de novo”, o facto de sair em liberdade, após a queda da ditadura.
Após alguns alunos terem colocado várias questões pertinentes, o grupo do 3º ano cantou a canção “Uma gaivota voava, voava”. Para finalizar, todos entoaram o Hino Nacional.
Foi um momento importante nas comemorações desta data no nosso Centro Escolar, que agradece ao Dr. Sérgio Ribeiro a gentileza e disponibilidade, com que prontamente aceitou o desafio de nos vir relembrar abril.

 

 

Atividades