pict01

Agrupamento comemora o Dia Europeu das Línguas

No dia 25 de setembro, o departamento de línguas deste agrupamento comemorou o Dia Europeu das Línguas que é festejado a 26 de setembro, desde 2001.

Para assinalar a efeméride, foram colocados, à entrada da escola-sede, um cartaz de boas vindas em várias línguas e bandeiras de vários países da Europa. Foi também feito um PowerPoint que passou nos ecrãs da sala do aluno, dos professores e na entrada do bolco A, divulgando os objetivos do dia europeu das línguas, quando começou e porquê. Ainda foram distribuídos marcadores, sacos, t-shirts e revistas alusivos a esse dia.

Além disso, todos os docentes do departamento e alguns assistentes operacionais vestiram uma t-shirt com o logotipo desse dia e, pelas 10 horas, houve um momento mais solene. Aberto por um elemento da direção, presidido pela coordenadora deste departamento, que chamou a atenção para a importância do estudo das línguas na formação integral dos alunos, em particular, e dos cidadãos, em geral, este contou, igualmente, com a brilhante entoação/interpretação da canção “We are going to be friends” por dois alunos do 11.º ano. Seguiu-se a entrega de certificados aos alunos que, no ano letivo transato, obtiveram um excelente resultado – classificação de nível cinco no ensino básico e igual ou superior a dezoito valores no ensino secundário – às disciplinas de línguas (Português, Inglês e Francês).

Foi um momento algo profundo e emotivo, uma vez que os alunos viram reconhecido o seu esforço e o seu trabalho.

Continuemos a estudar línguas!pict03

Na EB 2,3 de Freixianda, no âmbito desta efeméride, realizou-se uma pequena exposição no átrio com algumas informações pertinentes sobre a Europa e a exposição de pequenas bandeiras dos mais importantes países europeus, elaboradas pelos alunos.
À semelhança do que aconteceu na escola-sede, os professores de línguas usaram, nesse dia, uma t-shirt comemorativa da efeméride e, pelas 10 horas, na presença dos representantes da Direção do Agrupamento e da restante comunidade escolar, foi efetuada uma pequena cerimónia durante a qual foram entregues certificados aos alunos a quem foi atribuída a classificação de Excelente no final do anterior ano letivo. Os alunos premiados, à medida que iam recebendo os respetivos certificados, foram sendo calorosamente aplaudidos pela assistência e mostraram-se muito agradados com o reconhecimento público do seu mérito. Para culminar a cerimónia, a professora Ilda Cardoso lançou o repto a todos os alunos para que, no próximo ano letivo façam parte dos laureados.

 

 

Atividades