No dia 6 de outubro, o grupo de Educação Física, da escola sede do agrupamento, juntou-se a outras 512 escolas e agrupamentos de escolas do país na celebração mundial do Dia de Aulas ao Ar Livre. O bom tempo permitiu proporcionar aos alunos um conjunto de atividades lúdicas diferentes do habitual. Foi no global um dia divertido cheio de cor, movimento e muita diversão e foi assim por várias escolas do nosso agrupamento…

 

Na EBSO… os professores desenvolveram um conjunto de jogos que os alunos puderam explorar de forma autónoma consoante os seus interesses. Contou-se com a participação de alunos do ensino regular e dos cursos do ensino profissionalizante, de todos os anos de escolaridade.

 

Em Boleiros…
Com os alunos do Jardim de Infância…
“Ir para o campo brincar, correr, saltar, rebolar, fazer, desfazer, fazer de conta que se planta uma árvore, construir a armadilha do lobo e provar as frutas do outono... Espalhar a telha, o que pode haver de mais interessante? Aqui ficam algumas imagens para abrir o apetite.”

Com os alunos da EB1 numa ida à lagoa…
“Nós fomos visitar a lagoa do Boi, em Boleiros. Havia lá uma garça em cima de um pinheiro. Ela esticou o pescoço e voou. As andorinhas foram beber à lagoa que tinha pouca água. Nós gostámos muito deste passeio.”

 

No Bairro… o Jardim de Infância e a EB1 entraram no desafio “Dia de Aulas ao Ar Livre- Brinque Hoje Para Preparar o Amanhã”, promovido pela SKIP. Criaram-se as condições necessárias para uma aula de ciências ao ar livre. O objetivo foi levar os alunos a concentrar a atenção e aguçar a perceção com a Natureza, através da visão, da audição, do cheiro, do toque, descobrindo assim os seres vivos, já que a experiência direta é essencial para a mudança de comportamento em relação ao mundo.
Os alunos tiveram oportunidade de correr, saltar, pintar e realizar um Peddy Paper pela localidade para conhecer o património, os usos e costumes, que contou com a colaboração dos habitantes e ainda disfrutar de vários jogos tradicionais. Não se descurou a importância da educação ambiental, consciencializando-os para respeitar o meio ambiente. e zelar pela sua conservação.

 

 

Atividades