Decorreu a 27 de maio, em Fátima, o XVI Encontro Interescolas de alunos do 1º ciclo que frequentam as aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). No evento participaram cerca de 4mil alunos, de 67 agrupamentos de escolas de norte a sul e pertencentes a 16 dioceses do continente, entre os quais 70 do nosso agrupamento (45 do Centro Escolar da Cova da Iria e 25 do Centro Escolar Beato Nuno), acompanhados por 10 professores e auxiliares educativas.
Depois de uma breve visita à renovada Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e aos túmulos dos Pastorinhos, os alunos do Centro Escolar da Cova da Iria passaram pela Capelinha das Aparições onde fizeram um pequena Saudação e Oração a Nossa Senhora.
Já no Centro Pastoral Paulo VI, onde se encontraram com os colegas do Centro Escolar Beato Nuno, os alunos assistiram a um musical que os fez recordar diversas personagens e músicas de filmes animados da Disney. Já cá fora alguns anjos davam as boas vindas a todos e convidavam à participação numa celebração que decorreu na Basílica da Santíssima Trindade. Durante a celebração, o bispo auxiliar de Lisboa, D. Nuno Brás, disse aos alunos que “a felicidade não é apenas uma realidade da terra” e que não se constrói apenas com “coisas materiais”, mas constrói-se “também com Deus, sobretudo com Deus”.
No final do encontro, que teve como tema “ConTigo sou + Feliz”, era visível no rosto de cada um dos nossos alunos uma grande alegria e satisfação, com vontade de repetir a experiência no próximo ano.

 

 

Atividades